Segurança do Trabalho
O Curso Técnico de Segurança do Trabalho tem sua matriz curricular organizada em 03 módulos (I, II e III) totalizando 1200 horas teórico-práticas e com mais 300 horas de projeto integrador curricular obrigatório totalizando 1500 horas de curso ao final do qual será conferido o diploma de Técnico.
Para que os alunos atinjam as competências estabelecidas como necessárias para a formação profissional os trabalhos seguirão metodologia própria. Serão ministradas aulas expositivas dialogadas, aulas práticas em laboratórios, trabalhos em equipe, visitas técnicas, estudos de casos e seminários.
Outras metodologias semelhantes também serão empregadas para possibilitar a construção e criação do conhecimento, de novos valores e o desenvolvimento de novas competências.
De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso, a metodologia está voltada para a construção de competências, criando o hábito e a atitude de enfrentar a aprendizagem como um problema para o qual deve ser encontrada uma resposta, bem como ensinar a propor problemas para si mesmo e resolvê-lo.
Objetivos
O curso de Técnico em Segurança do Trabalho tem como objetivo:
- Preparar o profissional para elaborar e implementar políticas de saúde no trabalho, identificando variáveis de controle e ações educativas para prevenção e manutenção da qualidade de vida do trabalhador.
- Desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho. Investigar, analisar e recomendar medidas de prevenção e controle de acidentes.
- Realizar estudo da relação entre ocupações dos espaços físicos com as condições necessárias.
- Promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador em seu local de atuação.
- Analisar os métodos e os processos laborais.
- Identificar fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de trabalho e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador.
- Realizar procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
- Elaborar procedimentos de acordo com a natureza da empresa.
- Promover programas, eventos e capacitações de prevenção de riscos ambientais.
- Divulgar normas e procedimentos de segurança e higiene ocupacional.
- Indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteção coletiva e individual contra incêndio.
- Levantar e utilizar dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas.
- Produzir relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Requisitos de Ingresso
1. Documentos de Escolaridade
– Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente, expedido por instituição credenciada e curso reconhecido e/ou autorizado pelos Conselhos Estaduais de Educação ou Declaração de matrícula comprovando que o aluno está cursando o Ensino Médio (a partir do 2º ano);
2. Documentos Pessoais
a) Obrigatórios para a matrícula
– Requerimento de matrícula (Fornecido pela Escola);
– Carteira de identidade (Xerox);
– Cadastro de Pessoa Física – C.P.F. (Xerox);
– Certidão de Nascimento ou Casamento (Xerox);
– 2 (duas) fotos 3X4;
– Comprovante de Residência (Xerox);
– Comprovante de idade mínima de 16 anos no ato da matrícula.
Descrição da Diplomação
Será conferido o Diploma de Técnico em Segurança do Trabalho ao aluno concluinte dos Módulos: I, II e III, com 1.200 horas que tenha cumprido integralmente o projeto integrador com 300 horas, totalizando 1.500 horas de curso e que apresente certificado de conclusão do Ensino Médio ou Estudos Equivalentes.
Credenciamento Institucional
Instituição mantenedora Credenciada e autorizada para oferta de cursos presenciais e a distância através da Resolução 205 de 22 de Agosto de 2022.
INEP/MEC: 15174352