Secretaria Escolar
O Curso Técnico de Secretaria Escolar tem sua matriz curricular organizada em 03 módulos (I, II e III) totalizando 1200 horas teórico-práticas e com mais 300 horas de Projeto Integrador totalizando 1500 horas de curso ao final do qual será conferido o diploma de Técnico.
Para que os alunos atinjam as competências estabelecidas como necessárias para a formação profissional os trabalhos seguirão metodologia própria. Serão ministradas aulas expositivas dialogadas, aulas práticas em laboratórios, trabalhos em equipe, visitas técnicas, estudos de casos e seminários.
Outras metodologias semelhantes também serão empregadas para possibilitar a construção e criação do conhecimento, de novos valores e o desenvolvimento de novas competências.
De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso, a metodologia está voltada para a construção de competências, criando o hábito e a atitude de enfrentar a aprendizagem como um problema para o qual deve ser encontrada uma resposta, bem como ensinar a propor problemas para si mesmo e resolvê-lo.
Objetivos
O curso de Técnico em Secretaria Escolar tem como objetivo:
- Preparar o profissional para assessorar os gestores escolares e suas equipes, aplicando as técnicas secretariais em atividades de operacionalização administrativas/financeiras e pedagógicas.
- Intermediar os relacionamentos internos e externos, visando a metas e objetivos das partes interessadas (Diretoria Escolar, Docentes, Discentes, Órgãos Educacionais, Pais de Alunos, Fornecedores, Prestadores de Serviços).
- Administrar, triar, manusear, armazenar e preservar informações gerais, administrativas, financeiras e de legislação da instituição/escola, do corpo docente e discente, tanto físicas quanto digitais, bem como organizar os fluxos informacionais.
- Gerar e elaborar documentos administrativos e pedagógicos da vida acadêmica dos alunos, como matrícula e processos de transferências, registro e controle de frequência, mapeamento do histórico escolar, tanto por meio físico quanto digital, atendendo às orientações da direção, seguindo a legislação em vigor e as exigências dos órgãos de regulação.
- Realizar, de forma eficaz, a comunicação interna e externa.
- Organizar eventos internos (reuniões, eventos educacionais, confraternizações).
- Organizar e preparar viagens e/ou locomoção (na própria cidade/comunidade) referentes às atividades e demandas da instituição de ensino.
- Atender aos alunos, aos professores/educadores, à equipe administrativa, aos dirigentes e líderes educacionais, aos pais, à comunidade e aos demais profissionais envolvidos no processo educacional, além de manter uma boa relação com eles.
Requisitos de Ingresso
1. Documentos de Escolaridade
– Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente, expedido por instituição credenciada e curso reconhecido e/ou autorizado pelos Conselhos Estaduais de Educação ou Declaração de matrícula comprovando que o aluno está cursando o Ensino Médio (a partir do 2º ano);
2. Documentos Pessoais
a) Obrigatórios para a matrícula
– Requerimento de matrícula (Fornecido pela Escola);
– Carteira de identidade (Xerox);
– Cadastro de Pessoa Física – C.P.F. (Xerox);
– Certidão de Nascimento ou Casamento (Xerox);
– 2 (duas) fotos 3X4;
– Comprovante de Residência (Xerox);
– Comprovante de idade mínima de 16 anos no ato da matrícula.
Descrição da Diplomação
Será conferido o Diploma de Técnico em Secretaria Escolar ao aluno concluinte dos Módulos: I, II e III, com 1.200 horas que tenha cumprido integralmente o Projeto Integrador com 300 horas, totalizando 1.500 horas de curso e que apresente certificado de conclusão do Ensino Médio ou Estudos Equivalentes.
Credenciamento Institucional
Instituição mantenedora Credenciada e autorizada para oferta de cursos presenciais e a distância através da Resolução 205 de 22 de Agosto de 2022.
INEP/MEC: 15174352